O SEU RELACIONAMENTO TE FAZ BEM?

O seu relacionamento te faz bem?
Uma das coisas mais complicadas sobre amar é que muita vezes ficamos quase que literalmente cegos. Se apaixonar é incrível, ter ao lado alguém que você ama para compartilhar os momentos bons e ruins também, mas muitas vezes um relacionamento que deveria ser leve e gostoso passa a ser um pesadelo. E o pior, muitas vezes estamos tão envolvidas que não percebemos isso. Hoje assisti um vídeo da Jout Jout no Youtube falando sobre relacionamentos abusivos e lembrei de coisas que já aconteceram comigo e com várias amigas, achei que era importante falar sobre isso no blog para alertar mais pessoas sobre o perigo de estar com alguém que te faz mal quando deveria te fazer feliz.

Acho importante deixar bem claro que relacionamentos abusivos não se resumem a agressões físicas, apesar de muitas vezes acabarem nisso. Os abusos são psicológicos e destroem aos poucos a autoestima da mulher. O problema é que isso se torna algo tão comum que começa a fazer parte da vida, vira rotina. As mulheres que passam por isso não costumam entender a gravidade da situação, então vamos verificar se o seu relacionamento é ou pode ser abusivo?

1. ELE É EXTREMAMENTE CIUMENTO

Não caia nessa conversa de que “ciúmes é prova de amor”. O amor tem que ser leve e para que isso aconteça é preciso ter confiança! Ciúmes doentio nunca será prova de amor, não acredite nisso (!!!). Se ele morre de ciúmes, briga constantemente com você por causa disso mesmo sem nenhum motivo, impede que você fale com alguém e stalkeia suas redes sociais ele está sendo abusivo com você.

2. ELE TE AFASTA DOS SEUS AMIGOS E FAMILIARES

Acredito que todo mundo já passou ou teve uma amiga que passou por essa situação. O cara faz questão de afastar a namorada de todos os amigos (e amigas!) e em alguns casos também da família. Ele te faz acreditar que você não precisa de mais ninguém, apenas dele. Te coloca contra todo mundo para que você não tenha em quem se apoiar e dependa ainda mais dele. Não tente amenizar a situação, isso nunca faz parte de relacionamento saudável.

3. ELE NÃO INCENTIVA SEUS SONHOS E TE COLOCA PRA BAIXO

Para que você seja ainda mais dependente dele ele não incentiva os seus sonhos. Implica com a sua faculdade, diz que você não precisa trabalhar, fala que é besteira o seu sonho de conhecer a Disney. Apenas os sonhos e vontade deles são legais, os seus não fazem sentido. Ele faz questão de te colocar pra baixo e não comemora suas conquistas, pelo contrário, parece que sente raiva delas. Ele quer que você se sinta inferior a ele em todos os momentos. Você NÃO é!

4. ELE CONTROLA SUAS ROUPAS, CABELO E MAQUIAGEM

Entenda que a partir do momento que um cara te ama ele vai te aceitar do jeito que você é, com as roupas que você gosta, com o cabelo que você ama e com a cor de batom que você quiser. Ele não pode tentar controlar o seu estilo, ele não pode mandar no seu corpo. Começa com um simples “essa saia não está muito curta, não?”e quando você menos espera a situação já saiu do controle. Não dê espaço para isso no seu relacionamento.

5. ELE INSISTE EM FAZER SEXO E FICA IRRITADO SE VOCÊ NÃO ESTÁ AFIM

Quando pensamos em estupro logo imaginamos algo muito distante da realidade, um criminoso, uma rua escura. Mas o estupro pode acontecer dentro da sua casa, com a pessoa que você ama. Não é pq você tem um relacionamento que é obrigada a fazer sexo. Dentro de um relacionamento abusivo o cara vai insistir e te forçar a situações nas quais você não se sente confortável, mas pensa “tudo bem, vou ceder para ele não ficar bravo”. Não, por favor, não. Novamente: ele não pode controlar o seu corpo! Sexo tem que ser prazeroso para os dois. Se ele já tentou ou já forçou sexo contra sua vontade esse cara não te respeita.

6. ELE É VIOLENTO, GRITA COM VOCÊ E TE HUMILHA

Muita vezes o cara não é fisicamente violento, mas grita com você, te xinga e fala coisas que machucam. Ele sempre vai querer que você esteja por baixo, para que ele seja o fodão. Se isso acontece no seu relacionamento significa que não existe respeito. Você merece e DEVE ser respeitada. Você é muito mais do que isso!

Você está passando por uma situação assim? Repense sua vida. É isso que você deseja? Estar ao lado uma pessoa que não te faz bem? Sair de perto dessa pessoa é tão difícil quanto estar ao lado dela, mas você precisa ter forças. Busque ajuda! Converse com seus amigos e familiares, não tenha vergonha, não é culpa sua. Conhece alguma amiga que está passando por isso? Converse com ela, tente alertar e explicar. Conte as história de outras mulheres. Ás vezes amanhã pode ser tarde demais…

Sei que o assunto é pesado e triste, mas precisamos falar sobre isso. Diga NÃO aos relacionamentos abusivos, que matam a cada dia mais mulheres no Brasil e no mundo.

Você é uma mulher incrível e merece ser feliz. ❤

Ps. Como falo para um público quase que todo feminino estou citando o exemplo mais comum, onde homens são abusivos com mulheres. Mas claro que isso existe para qualquer gênero e qualquer relacionamento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: