10 hábitos errados que pioram as espinhas

Livre-se dos vilões da sua rotina de cuidados e aumente as chances de se livrar da acne


1. Não lavar as mãos

Você nunca lembra das suas mãos na hora de limpar o rosto? Pois saiba que o seu processo de limpeza já começou errado! É super importante lavar as mãos antes de partir para o rosto. Basta usar um sabonete normal para eliminar a sujeira e o excesso de gordura. Isso evita que você transfira e espalhe as bactérias e germes na sua pele.

2. Exagerar na limpeza
Lavar o rosto várias vezes ao dia não vai fazer você se livrar da pele brilhando, pelo contrário, o excesso de limpeza reduz a proteção proporcionada pela oleosidade e estimula as glândulas a produzirem mais sebo. Dica: lave o rosto de 2 a 3 vezes por dia (de manhã e à noite e, se der, a tarde também) usando um sabonete adstringente – o produto é ótimo para tirar a oleosidade da pele, sem irritá-la. Se quiser fazer uma limpeza mais profunda, lance mão de um esfoliante e use-o no máximo 2 vezes por semana para evitar lesões e irritações.

3. Não se livrar dos produtos direito
Depois de lavar o rosto com sabonete ou fazer esfoliação, tenha certeza de que removeu ambos por completo. Deixar resquícios do produto pode fazer com que a pele fique mais sensível e até provocar irritações, ajudando no surgimento de manchas vermelhas e casquinhas. E lembre-se de não usar água quente, já que ela tira a proteção natural da pele, estimula a produção de óleo e dilata os poros, deixando o caminho livre para o sebo.

4. Fazer movimentos muito fortes
Esfregar os dedos com força sobre a pele não torna a limpeza mais eficiente. Os movimentos pesados podem provocar pequenos machucados, facilitar a entrada de bactérias e resultar em lesões inflamadas e doloridas. Na hora de lavar, faça movimentos circulares suaves (para estimular a circulação e deixar a pele mais bonita) e aumente um pouco a pressão dos dedos nas regiões mais oleosas (testa, nariz e queixo), dando uma leve pressionada.

5. Passar o produto apenas em cima das espinhas
A maioria dos produtos é feita para ser aplicada em todo rosto pois, além de agir sobre a acne, também ajuda a controlar a oleosidade e a evitar o surgimento de novas espinhas. Por isso, passe uma camada fina em toda a região e sem exageros.


6. Acumular secativo em cima da espinha

O excesso de produto sobre a acne pode machucar a pele e resultar em feridas e cicatrizes que lembram marcas de catapora. Tente não ficar desesperada e evite o surgimento de marcas e manchas.

7. Pular a etapa de hidratação
Manter a pele hidratada é essencial. Lembre-se que os produtos para acne costumam deixar a região mais seca, tornando a hidratação uma fase importante no tratamento. Na hora de escolher o seu hidratante, dê preferência para as fórmulas mais leves, como gel-creme ou loção, e sem perfume. Fique atenta no rótulo dos produtos e aposte nas fórmulas oil-free e não-comedogênicas para evitar a obstrução dos poros e o surgimento de novos cravos e espinhas. Usar o hidratante uma vez por dia já é suficiente.

8. Não passar protetor solar
Muitos tratamentos contra acne deixam a pele mais sensível ao sol. Além disso, os protetores evitam que as lesões se transformem em manchas. Nada de drama: procure um produto com fórmula oil-free e aplique-o logo depois que lavar o rosto pela manhã. E se for apostar nos makes com protetor, lembre-se que o mínimo deve ser o FPS 15, combinado!?

9. Ficar passando a mão na espinha
Ficar mexendo na acne pode machucar a pele e transformar as espinhas em lesões inflamadas. Em alguns casos, pode ser necessário até o uso de antibióticos para o tratamento. Tente segurar a vontade, ok!?

10. Querer esconder a qualquer preço
Você pode até achar que o corretivo está fazendo um bem enorme para o seu visual mas, tome cuidado: para ter uma boa adesão, a maioria aposta em uma fórmula bastante oleosa, o que piora o quadro da acne. O resultado é um ciclo vicioso de estimular e tentar esconder.

Qual o resultado final? Quantos desses errinhos você anda cometendo na sua rotina? 

Anúncios

2 comentários sobre “10 hábitos errados que pioram as espinhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s